Projetos

Os membros integrados do CIEB estão envolvidos nos seguintes projetos:
  • Para Avaliar e Responder às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura (PARDAL)
    Resumo : O Projeto PARDAL surge da necessidade de identificar e apoiar precocemente alunos(as) em risco na aprendizagem da leitura e que se encontram numa fase inicial da aprendizagem formal da leitura e da escrita. Surge, portanto, com a finalidade de detetar precocemente alunos(as) em risco na aprendizagem da leitura e de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (Dislexia) e de, também precocemente, responder a essas dificuldades com um ação direcionada, sistemática, intensa e baseada na evidência científica.
    Referência :
    Financiamento : Sem financiamento
    Início : 2 de novembro de 2020 - Fim : 31 de julho de 2025
    url :
    Fernanda Leal (Agrupamento de Escolas); Ana Paula Loução Martins(CIEd-Universidade do Minho); Paula Vaz (CIEB-IPB)

  • QuILL- Quality in Language Learning
    Resumo : O projeto europeu QuILL - Quality in Language Learning - foi escrito e é coordenado pela Pixel-Itália, em colaboração com o candidato ao projeto e coordenador científico, Instituto Politécnico de Bragança (IPB)-Portugal. É financiado pelo programa Erasmus+, KA2 - Strategic Partnerships for Digital Education Readiness. Outras instituições parceiras que participam no projeto são a Universidade de Vilnius, Faculdade de Filologia, (Lituânia); Universidade Cuza de Iaşi, Departamento de Aprendizagem de Línguas, (Roménia); Universidade de Bolonha (Itália); Universidade Károli Gáspár (Hungria); e Universidade de Córdoba (Espanha).
    Referência :
    Financiamento : 299.970,00 EUR
    Início : 01-03-2021 - Fim : 28-02-2023
    url : https://quill.pixel-online.org/index.php
    Elisabete Silva (Coord.); Isabel Chumbo, Vitor Gonçalves; Cláudia Martins; Alexia Dotras Bravo; Ana Maria Alves

  • Enhancing Early Childhood Education and Care in Palestine – CARE
    Resumo : Abstract: Enhancing Early Childhood Education and Care in Palestine – CARE is an Erasmus + Program (EPLUS) that integrates a consortium made up of the following institutions: Al-Quds Open University - Ramallah (Palestine); University of Crete (GR); Universal Learning Systems (IRL); Al Quds Open University (Palestine); Al-Aqsa university (Palestine); Al-Ummah University College (Palestine); Alrawdah Technical Community College (Palestine); Palestinian Ministry of Education - MOE (Palestine); Palestinian Ministry of Social Development - MoSD (Palestine); Ramallah Women’s Training Center (Palestine); Instituto Politécnico de Bragança (PT); Royal Holloway University of London (UK); University of Palermo (IT); PIXEL - Associazione Culturale - Pixel Associazione (IT).
    Referência : R4966-05; SP: A17-0249-S005
    Financiamento : IPB: 24.459€ (Global funding: 961.244€)
    Início : 2021 - Fim : 2024
    url :
    Project Coordinator at IPB: Cristina Mesquita / Team Members: Catarina Vasques, Cristina Martins, Mário Cardoso, Luís Castanheira, Paulo Mafra, Maria José Rodrigues

  • VIW - Voices of Immigrant Women
    Resumo : The VIW project aims to answer to the need of students of developing better knowledge and awareness toward the theme of female migrations considering the interrelation of factors such as: gender, status, ethnicity, age, religion, origin, political opinion.
    Referência : 2020-1-ES01-KA203-082364
    Financiamento : IPB: 24.459€ (Global funding: 284.839€)
    Início : 01/10/2020 - Fim : 30/09/2022
    url : https://viw.pixel-online.org/
    Project Coordinator at IPB: Sofia Bergano / Team Members: Benilde Moreira, Cristina Martins

  • Erasmus+ Strategic Partnerships – “Hackathon and ICT-based Innovative Methodologies in Higher Education”
    Resumo : Projeto Hackathon e Metodologias Inovadoras no Ensino Superior baseado em TIC estabelecerá uma forte rede e uma comunidade de prática para garantir a prontidão digital das partes interessadas dentro e fora da parceria.
    Referência : 2021-1-PT01-KA220-HED-000023406
    Financiamento : € 375,671
    Início : 01/02/2022 - Fim : 31/01/2025
    url : http://www.hackit.eu/
    Instituições: Instituto Politécnico de Bragança - Portugal / Kaunas University of Technology / Kauno technologijos universitetas - Lithuania / Haaga-Helia University of Applied Science - Finland / University West - Sweden / Granada University - Spain

  • GAINKIDS Global Citizenship for Kids
    Resumo : O GAINKIDS Global Citizenship for Kids é um projeto Erasmus+ (Strategic Partnership Key Action 2), com 30 meses de duração (2020-2023). Este projeto é coordenado pela APEI-Associação de Profissionais de Educação de Infância e envolve cinco parceiros: Aidlearn,Consultoria em Recursos Humanos Lda. (Portugal), Association of Human Rights Educators -AHEAD (Espanha),Associzacione Culturale Piccabulla (Itália), Uniwersytet Lodzki (Polónia) e Instituto Politécnico de Bragança – IPB (Portugal).
    Referência : 2020-1-PT01-KA201-078771
    Financiamento : IPB: 28 205,00€ (Financiamento global: 325.326,00€)
    Início : 01/10/2020 - Fim : 31/03/2023
    url : https://gainkids.eu/
    Coordenadora do Projeto no IPB: Cristina Mesquita / Membros da equipa: Cristina Mesquita, Ana Prada e Cristiana Ribeiro / Entidade Coordenadora: APEI (Portugal)

  • Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico
    Resumo : O projeto, Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, é um projeto da Universidade do Minho, financiado pelo Programa da FCT – IC&DT (aprovado em junho de 2018).
    Referência :
    Financiamento : Financiado pelo Programa da FCT – IC&DT
    Início : 2018 - Fim :
    url : https://www.nonio.uminho.pt/kml2/
    Manuel Meirinhos, Raquel Patrício

  • Prevenir para melhorar Bragança
    Resumo : O “Projeto Piloto: Prevenir para Melhorar Bragança”, integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Bragança.
    Referência : NORTE-08-5266-FSE-000164
    Financiamento : 112 500 €
    Início : Dezembro 2018 - Fim : Dezembro 2021
    url :
    Cristina Mesquita (Coord.); Elza Mesquita; Cristina Martins; Delmina Pires

  • Prevenir para melhorar Macedo de Cavaleiros
    Resumo : O “Projeto Piloto: Prevenir para Melhorar Macedo de Cavaleiros”, integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Macedo de Cavaleiros.
    Referência : NORTE
    Financiamento : 113 000 €
    Início : Janeiro 2018 - Fim : Janeiro 2021
    url :
    Cristina Mesquita (coord.); Carla Araújo; Maria José Rodrigues; Lúis Castanheira

  • Prevenir para melhorar Vinhais
    Resumo : O “Projeto Piloto: Prevenir para Melhorar Vinhais”, integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Vinhais.
    Referência : NORTE
    Financiamento : 113 000 €
    Início : Janeiro 2019 - Fim : Janeiro 2021
    url :
    Cristina esquita (coord.); Angelina Sanches; Carlos Teixeira; Manuel Vara Pires

  • Extraordinário Potencial das crianças
    Resumo : O Projeto Extraordinário Potencial das crianças é um projeto colaborativo suportado na formação em contexto assumida numa perspetiva ecológica...
    Referência : Protocolo de Colaboração Escola Superior de Educação/Colégio de Santa Clara
    Financiamento : Sem Financiamento
    Início : setembro 2017 - Fim : julho de 2019
    url :
    Cristina Mesquita

  • Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities project
    Resumo : O Projeto Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities (TUT4IND) é um projeto Erasmus+ com 36 meses de duração (2019-2022). Para o desenvolvimento do projeto partiu da criação de um Consórcio que integra cinco universidades de diversas origens culturais e ampla cobertura geográfica (Universidad De Burgos, Espanha, Universita Della Calabria, Itália, Universitat De Valencia, Espanha, Instituto Politécnico De Bragança, Portugal, Universita 'Degli Studi Di Urbino Carlo Bo, Itália);
    Referência : 2019-1-ES01-KA203-065823
    Financiamento : IPB: 29 987,00 € ( Financiamento global: 339 881,00 € ) / Comissão Europeia, ERASMUS+
    Início : 01-09-2019 - Fim : 31-08-2022
    url :
    Coordenadora do Projeto no IPB: Evangelina Bonifácio / Membros da equipa: Luís Castanheira e Elisabete Silva / Entidade Coordenadora: Universidade de Burgos, Espanha

  • Projeto Escolas AS
    Resumo : O projeto Escolas AS (Alimentação Sustentável) pretende consciencializar crianças e jovens da educação pré-escolar e do 1.º CEB para as questões da Alimentação Sustentável.
    Referência :
    Financiamento : projeto a submeter a financiamento
    Início : setembro de 2017 - Fim : a decorrer
    url :
    Adorinda Gonçalves, Maria da Conceição Martins; Maria José Rodrigues; Sofia Bergano

  • Erasmus + Strategic Partnerships – “CTwoSEAS - CLIMATE CHANGE: SCIENCE, ETHICS AND SOCIETY
    Resumo : Climate change is one of the most challenging issues worldwide affecting all regions around the world. In some regions, its effects involved extreme weather events and rainfall while in others involved extreme heat waves and droughts. Climate change is a key driver of migration and food insecurity.
    Referência : 2019-1-ES01-KA203-064188
    Financiamento : 227,920 EUR
    Início : 01/10/2019 - Fim : 31/07/2022
    url : https://www.ctwoseas.eu/
    Vítor Gonçalves, José Exposto, Raquel Patrício, Isabel Chumbo, Elisabete Silva

  • SER DIGITAL
    Resumo : O projeto “SerDigital” resulta de uma parceria entre o CCTIC e o Colégio Santa Clara, em Bragança. Ocorre durante quatro anos, acompanhando a turma atual do 1.º ano até ao 4.º ano de escolaridade.
    Referência :
    Financiamento : Sem financiamento
    Início : setembro de 2017 - Fim : julho de 2021
    url :
    Manuel Meirinhos

  • Promover a Leitura e a Escrita
    Resumo : O projeto Promover a Leitura e a Escrita enquadra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar nos diversos agrupamentos escolares da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).
    Referência : NORTE-08-5266-FSE-000160
    Financiamento : 56.000 €
    Início : 05-09-2018 - Fim : 2021
    url :
    Carlos Teixeira e Paula Vaz

  • PéAtivo
    Resumo : PéAtivo - programa de promoção da deslocação ativa, atividade lúdico-motora, saúde e bem-estar em crianças do pré-escolar...
    Referência :
    Financiamento : Sem financiamento
    Início : 01-10-2017 - Fim : 01-09-2020
    url :
    Catarina Vasques, Pedro Magalhães, Sofia Carvalho

  • Teaching Learning Spaces Competence in Early Childhood Education
    Resumo : The main goal of TELESPA project turns from the needs of increasing the quality and the relevance of teacher training for the early childhood education via developing, testing and implementing innovative educational practices related to learning spaces pedagogical approaches to educate children aged 0-10/11.
    Referência : 2018-1-RO01-KA201-049545
    Financiamento : 246189
    Início : 01-09-2018 - Fim : 28-02-2021
    url :
    ALEXANDRU IOAN CUZA UNIVERSITY OF IASI, ROMANIA and TEACHERS FROM

  • GEN1OS
    Resumo : Em pleno século XXI, numa era cada vez mais digital, torna-se fundamental proporcionar a todos os cidadãos os recursos e oportunidades necessários para assegurar o domínio das novas tecnologias que garantam a sua participação plena e ativa na sociedade.
    Referência :
    Financiamento : 6.000 €
    Início : Início setembro de 2017 - Fim : a decorrer
    url :
    Manuel Meirinhos, Vítor Gonçalves, João Sérgio Sousa, Maria aquel Patrício, Rui Pedro Lopes e Nelson

  • Palavras que viajam com a cidadania: Materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento
    Resumo : “Palavras que viajam com a cidadania” é um projeto que procura aprofundar a problemática que envolve a construção de práticas de cidadania e o desenvolvimento de iniciativas que facilitem a sua aprendizagem.
    Referência :
    Financiamento : sem financiamento
    Início : 01/10/ 2017 - Fim : 30 /07/2019
    url :
    Elza da Conceição Mesquita, Ilda Freire Ribeiro, Maria Angelina Sanches, Maria da Conceição da Costa Martins

  • A3ES - Ambientes de Aprendizagem Ativos no Ensino Superior
    Resumo : A intenção do projeto é contribuir para o desenvolvimento de novos paradigmas da educação através da transformação de ambientes de ensino-aprendizagem, no sentido de promover a participação e a agência dos estudantes na construção do seu conhecimento.
    Referência :
    Financiamento : 7.500€
    Início : 01/05/2018 - Fim : 31/10/2019
    url :
    Cristina Mesquita (coord.) & Rui Pedro Lopes (PT) Guataçara dos Santos Junior (coord.) & Lourival Aparecido de Góis (Br)