Projeto

profile

O projeto, Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, é um projeto da Universidade do Minho, financiado pelo Programa da FCT – IC&DT (aprovado em junho de 2018). Irá estudar as necessidades formativas dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo de Ensino Básico, no que diz respeito às tecnologias, à programação e à robótica. Está prevista no contexto do projeto a criação de um espaço físico na Universidade do Minho, para a aprendizagem de programação e robótica por parte de alunos da formação inicial e pós‑graduada nesta instituição, e também profissionais de educação, na formação contínua. Este projeto inclui também a vertente de um laboratório móvel que se destina aos Pólos com sede em Instituições de Ensino Superior: ESESetúbal, ESEViseu, ESEBragança, Universidade de Aveiro, Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve, parceiros no projeto. Envolverá a nível nacional, a formação de educadores e professores de 1º Ciclo e uma seleção de alguns professores para realizar investigação sobre a programação e a robótica com as crianças.