Projetos
Os membros integrados do CIEB estão envolvidos nos seguintes projetos:
-
Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico
Resumo : O projeto, Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico, KML II, é um projeto da Universidade do Minho, financiado pelo Programa da FCT – IC&DT (aprovado em junho de 2018).
Referência :Manuel Meirinhos, Raquel Patrício
Financiamento : Financiado pelo Programa da FCT – IC&DT
Início : 2018 - Fim :
-
Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities project
Resumo : O Projeto Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities (TUT4IND) é um projeto Erasmus+ com 36 meses de duração (2019-2022). Para o desenvolvimento do projeto partiu da criação de um Consórcio que integra cinco universidades de diversas origens culturais e ampla cobertura geográfica (Universidad De Burgos, Espanha, Universita Della Calabria, Itália, Universitat De Valencia, Espanha, Instituto Politécnico De Bragança, Portugal, Universita 'Degli Studi Di Urbino Carlo Bo, Itália);
Referência : 2019-1-ES01-KA203-065823Coordenadora do Projeto no IPB: Evangelina Bonifácio / Membros da equipa: Cristina Mesquita, Luís Castanheira e Elisabete Silva / Entidade Coordenadora: Universidade de Burgos, Espanha
Financiamento : IPB: 29 987,00 € ( Financiamento global: 339 881,00 € ) / Comissão Europeia, ERASMUS+
Início : 01-09-2019 - Fim : 31-08-2022
-
Prevenir para melhorar Macedo de Cavaleiros
Resumo : O “Projeto Piloto: Prevenir para Melhorar Macedo de Cavaleiros”, integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Macedo de Cavaleiros.
Referência : NORTECristina Mesquita (coord.); Carla Araújo; Maria José Rodrigues; Lúis Castanheira
Financiamento : 113 000 €
Início : Janeiro 2018 - Fim : Janeiro 2021
-
Prevenir para melhorar Vinhais
Resumo : O “Projeto Piloto: Prevenir para Melhorar Vinhais”, integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Vinhais.
Referência : NORTECristina esquita (coord.); Angelina Sanches; Carlos Teixeira; Manuel Vara Pires
Financiamento : 113 000 €
Início : Janeiro 2019 - Fim : Janeiro 2021
-
Prevenir para melhorar Bragança
Resumo : O “Projeto Piloto: Prevenir para Melhorar Bragança”, integra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Bragança.
Referência : NORTE-08-5266-FSE-000164Cristina Mesquita (Coord.); Elza Mesquita; Cristina Martins; Delmina Pires
Financiamento : 112 500 €
Início : Dezembro 2018 - Fim : Dezembro 2021
-
Promover a Leitura e a Escrita
Resumo : O projeto Promover a Leitura e a Escrita enquadra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar nos diversos agrupamentos escolares da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).
Referência : NORTE-08-5266-FSE-000160Carlos Teixeira e Paula Vaz
Financiamento : 56.000 €
Início : 05-09-2018 - Fim : 2021
-
Erasmus + Strategic Partnerships – “CTwoSEAS - CLIMATE CHANGE: SCIENCE, ETHICS AND SOCIETY
Resumo : Climate change is one of the most challenging issues worldwide affecting all regions around the world. In some regions, its effects involved extreme weather events and rainfall while in others involved extreme heat waves and droughts. Climate change is a key driver of migration and food insecurity.
Referência : 2019-1-ES01-KA203-064188Vítor Gonçalves, José Exposto, Raquel Patrício, Isabel Chumbo, Elisabete Silva
Financiamento : 227,920 EUR
Início : 01/10/2019 - Fim : 31/07/2022
-
GEN1OS
Resumo : Em pleno século XXI, numa era cada vez mais digital, torna-se fundamental proporcionar a todos os cidadãos os recursos e oportunidades necessários para assegurar o domínio das novas tecnologias que garantam a sua participação plena e ativa na sociedade.
Referência :Manuel Meirinhos, Vítor Gonçalves, João Sérgio Sousa, Maria aquel Patrício, Rui Pedro Lopes e Nelson
Financiamento : 6.000 €
Início : Início setembro de 2017 - Fim : a decorrer
-
Teaching Learning Spaces Competence in Early Childhood Education
Resumo : The main goal of TELESPA project turns from the needs of increasing the quality and the relevance of teacher training for the early childhood education via developing, testing and implementing innovative educational practices related to learning spaces pedagogical approaches to educate children aged 0-10/11.
Referência : 2018-1-RO01-KA201-049545ALEXANDRU IOAN CUZA UNIVERSITY OF IASI, ROMANIA and TEACHERS FROM
Financiamento : 246189
Início : 01-09-2018 - Fim : 28-02-2021
-
Extraordinário Potencial das crianças
Resumo : O Projeto Extraordinário Potencial das crianças é um projeto colaborativo suportado na formação em contexto assumida numa perspetiva ecológica...
Referência : Protocolo de Colaboração Escola Superior de Educação/Colégio de Santa ClaraCristina Mesquita
Financiamento : Sem Financiamento
Início : setembro 2017 - Fim : julho de 2019
-
Projeto Escolas AS
Resumo : O projeto Escolas AS (Alimentação Sustentável) pretende consciencializar crianças e jovens da educação pré-escolar e do 1.º CEB para as questões da Alimentação Sustentável.
Referência :Adorinda Gonçalves, Maria da Conceição Martins; Maria José Rodrigues; Sofia Bergano
Financiamento : projeto a submeter a financiamento
Início : setembro de 2017 - Fim : a decorrer
-
SER DIGITAL
Resumo : O projeto “SerDigital” resulta de uma parceria entre o CCTIC e o Colégio Santa Clara, em Bragança. Ocorre durante quatro anos, acompanhando a turma atual do 1.º ano até ao 4.º ano de escolaridade.
Referência :Manuel Meirinhos
Financiamento : Sem financiamento
Início : setembro de 2017 - Fim : julho de 2021
-
PéAtivo
Resumo : PéAtivo - programa de promoção da deslocação ativa, atividade lúdico-motora, saúde e bem-estar em crianças do pré-escolar...
Referência :Catarina Vasques, Pedro Magalhães, Sofia Carvalho
Financiamento : Sem financiamento
Início : 01-10-2017 - Fim : 01-09-2020
-
MBCL - Monitorização com Base no Currículo na leitura: um estudo longitudinal sobre alunos em risco
Resumo : Este projeto tem como finalidade monitorizar a aprendizagem da leitura de uma amostra representativa das crianças que no ano letivo 2017/2018 frequentam o 1º ano de escolaridade no concelho de Bragança.
Referência :Paula Marisa Fortunato Vaz, Ana Paula Loução Martins (Centro de Investigação em Educação)
Financiamento :
Início : Maio de 2017 - Fim : Dezembro de 2021
-
Palavras que viajam com a cidadania: Materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento
Resumo : “Palavras que viajam com a cidadania” é um projeto que procura aprofundar a problemática que envolve a construção de práticas de cidadania e o desenvolvimento de iniciativas que facilitem a sua aprendizagem.
Referência :Elza da Conceição Mesquita, Ilda Freire Ribeiro, Maria Angelina Sanches, Maria da Conceição da Costa Martins
Financiamento : sem financiamento
Início : 01/10/ 2017 - Fim : 30 /07/2019
-
TeachUP - Teacher UPskilling Policy experimentation
Referência : 582948-EPP1-12016-2-BE-EPPKA3-Pi-POLICYMaria Raquel Patrício (Grupo de trabalho dos Laboratórios de Diálogo a nível nacional)
Financiamento : Programa Erasmus+ da Comissão Europeia
Início : março 2017 - Fim : fevereiro de 2020
-
A3ES - Ambientes de Aprendizagem Ativos no Ensino Superior
Resumo : A intenção do projeto é contribuir para o desenvolvimento de novos paradigmas da educação através da transformação de ambientes de ensino-aprendizagem, no sentido de promover a participação e a agência dos estudantes na construção do seu conhecimento.
Referência :Cristina Mesquita (coord.) & Rui Pedro Lopes (PT) Guataçara dos Santos Junior (coord.) & Lourival Aparecido de Góis (Br)
Financiamento : 7.500€
Início : 01/05/2018 - Fim : 31/10/2019
-
AduLeT - Advanced use of Learning Technologies in Higher Education
Referência :Vitor Barrigão Gonçalves, Isabel Chumbo, Elisabete Silva, M.ª Raquel Patrício
Financiamento : IPB: 51.510 € ( Financiamento global: 424.990 € )
Início : 01-11-2016 - Fim : 31-08-2019