Missão
O CIEB, Centro de Investigação em Educação Básica, é uma unidade de investigação aplicada às especificidades da educação básica, entendida como base fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento das sociedades.
O CIEB centra-se numa visão holística da educação que articula o currículo, a formação inicial e contínua dos professores e educadores, o trabalho colaborativo com os contextos, a pedagogia e as didáticas específicas, e a investigação aplicada, com a finalidade de promover a inovação e a qualidade das aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento dos profissionais.
A missão que decorre desta visão de educação assume-se no desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica, centrados no apoio cooperado às aprendizagens dos alunos e das suas famílias, na promoção do seu sucesso educativo e social através da formação e trabalho colaborativo com os profissionais e na construção e desenvolvimento de um conjunto sistematizado de conhecimentos técnico-científicos que se possa constituir como referência e base fundamental na conceção, aplicação e avaliação de projetos/programas de intervenção e mudança educacional.
Objetivos
-
identificar as oportunidades de inovação pedagógica na aprendizagem dos alunos e na formação de professores no ensino básico;
-
conceber, monitorizar e avaliar modelos e cenários de inovação/mudança organizacional e pedagógica para o desenvolvimento de ambientes promotores de aprendizagem;
-
aprendizagem dos alunos na educação básica, avaliando seu impacto social e académico;
-
promover a elaboração de publicações científicas, obras coletivas e outros estudos críticos;
-
promover a criação do emprego científico envolvendo alunos de mestrado e de doutoramento nos projetos e investigações em curso;
-
promover a cooperação e intercâmbio com outras unidades de pesquisa nacionais e internacionais.
Linhas estratégicas
Considerando uma visão holística de educação e os objetivos definidos, o CIEB, através da ação dos seus membros, assume como prioridades para 2018-2022:
-
a definição de estratégias de promoção de formação e inovação pedagógica em diferentes contextos da comunidade;
-
a identificação de modelos e práticas de ensino e aprendizagem, identidades e percursos formativos emergentes ou alternativos;
-
a identificação das condições que propiciam e restringem a implementação de práticas de formação e inovação pedagógica na comunidade;
-
a promoção do envolvimento direto em projetos ou programas de formação/inovação pedagógica na comunidade;
-
a produção de material científico e pedagógico-didático;
-
o desenvolvimento e integração de projetos/programas de cooperação e intercâmbio nacional e internacional.