Missão

O CIEB, Centro de Investigação em Educação Básica, é uma unidade de investigação aplicada às especificidades da educação básica, entendida como base fundamental para a aprendizagem e para o desenvolvimento das sociedades.

O CIEB centra-se numa visão holística da educação que articula o currículo, a formação inicial e contínua dos professores e educadores, o trabalho colaborativo com os contextos, a pedagogia e as didáticas específicas, e a investigação aplicada, com a finalidade de promover a inovação e a qualidade das aprendizagens dos alunos e o desenvolvimento dos profissionais.

A missão que decorre desta visão de educação assume-se no desenvolvimento de projetos de intervenção pedagógica, centrados no apoio cooperado às aprendizagens dos alunos e das suas famílias, na promoção do seu sucesso educativo e social através da formação e trabalho colaborativo com os profissionais e na construção e desenvolvimento de um conjunto sistematizado de conhecimentos técnico-científicos que se possa constituir como referência e base fundamental na conceção, aplicação e avaliação de projetos/programas de intervenção e mudança educacional.


Objetivos

  1. identificar as oportunidades de inovação pedagógica na aprendizagem dos alunos e na formação de professores no ensino básico;

  2. conceber, monitorizar e avaliar modelos e cenários de inovação/mudança organizacional e pedagógica para o desenvolvimento de ambientes promotores de aprendizagem;

  3. aprendizagem dos alunos na educação básica, avaliando seu impacto social e académico;

  4. promover a elaboração de publicações científicas, obras coletivas e outros estudos críticos;

  5. promover a criação do emprego científico envolvendo alunos de mestrado e de doutoramento nos projetos e investigações em curso;

  6. promover a cooperação e intercâmbio com outras unidades de pesquisa nacionais e internacionais.


Linhas estratégicas

Considerando uma visão holística de educação e os objetivos definidos, o CIEB, através da ação dos seus membros, assume como prioridades para 2018-2022:

  1. a definição de estratégias de promoção de formação e inovação pedagógica em diferentes contextos da comunidade;

  2. a identificação de modelos e práticas de ensino e aprendizagem, identidades e percursos formativos emergentes ou alternativos;

  3. a identificação das condições que propiciam e restringem a implementação de práticas de formação e inovação pedagógica na comunidade;

  4. a promoção do envolvimento direto em projetos ou programas de formação/inovação pedagógica na comunidade;

  5. a produção de material científico e pedagógico-didático;

  6. o desenvolvimento e integração de projetos/programas de cooperação e intercâmbio nacional e internacional.