• Prática Supervisionada e Construção do Conhecimento Profissional

Os sete capítulos que compõem este livro debruçam-se sobre os processos de supervisão e o desenvolvimento da capacidade crítica dos formandos, nas perceções e refl exões destes nos espaços e tempos de prática de ensino supervisionada e como elas se vertem no processo de construção do conhecimento profi ssional. Incorporam alguns estudos empíricos que visam saber, nomeadamente, como os diferentes atores (formandos, supervisores institucionais, orientadores cooperantes) percepcionam as práticas de supervisão, em que sentido mudaram as práticas de formação dos profi ssionais, como os formandos desenvolvem a sua refl exividade, que papéis estão reservados aos supervisores institucionais e aos orientadores cooperantes no processo de formação prática, que elementos estão presentes na regulação da supervisão, em que dimensões e como se pode melhorar o processo de supervisão com vista a apoiar os futuros professores a desenvolverem o conhecimento profi ssional específico.

• Reunião do Conselho Consultivo / Eleição dos representantes dos agrupamentos para o Conselho Consultivo do CIEB

No dia 19 de setembro reuniram nas instalações da Escola Superior de Educação a coordenação do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), o Diretor António Francisco Ribeiro Alves da Escola Superior de Educação e a Subdiretora Cristina Martins, com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Distrito de Bragança. O propósito do encontro foi a apresentação do Centro de Investigação em Educação Básica e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de ações conjuntas. Foi também objetivo da ação a eleição dos representantes dos agrupamentos para o Conselho Consultivo do CIEB.
      No decurso da reunião foram apresentadas propostas de ação e discutidas as formas de as operacionalizar. Foram eleitos para representar os diretores dos agrupamentos de escolas dois diretores: António Santos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (pela zona Bragança Norte) e Fernando Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Flor (pela zona Douro e Tua).

• Visita à Faculdade de Ciências da Educação do campus de Ourense

Uma delegação do Centro de Investigação em Educação Básica do Instituto Politécnico de Bragança visitou, no dia 21 de setembro, a Faculdade de Ciências da Educação do campus de Ourense com o objetivo de estreitar a colaboração entre as duas entidades. A reunião contou com a presença da Decana da Faculdade de Ciências da Educação de Ourense, Mar García e de docentes e investigadores. Do CIEB participaram a coordenadora do centro Cristina Mesquita e os membros Maria José Rodrigues e Mário Cardoso.

Durante a reunião, membros de ambos os centros definiram linhas de investigação e projetos nos quais participam atualmente. "Nosso desejo é abrir avenidas de colaboração em questões como o intercâmbio de alunos e professores e a participação em projetos em andamento ou projetos futuros que possamos realizar", disse Mar García ao final do encontro. Enfatizando o fruto do encontro, Cristina Mesquita apontou, além dos aspetos mencionados, o interesse de seu centro participar do programa de doutoramento ministrado pela faculdade de Ourense. "Escolhemos aproximar-nos desta faculdade não só pela proximidade geográfica, mas também porque trabalhamos nas mesmas áreas, relacionada com educação básica (pré-escolar e primária) e a educação social", comentou a coordenadora Cristina Mesquita. As questões abordadas, disseram os responsáveis pelas duas entidades, operacionalizar-se-ão num acordo de colaboração específico.

• Projeto INTEGRA(-TE) – Ilha da Educação & Empreendedorismo

No ano letivo de 2017/2018, o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB), em colaboração com a Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), têm vindo a levar a cabo a segunda edição do projeto INTEGRA(-TE) - “Rotas Científicas para uma Integração Intercultural”, financiado ao abrigo do programa “Integra”, pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

• Encontro Ciência 2018

O CIEB esteve representado na Encontro Ciência'18. Ciência 2018 foi mais uma edição do encontro anual dos investigadores portugueses.
      Destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Por isso, este encontro tem como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.
      O Encontro Ciência 2018 foi promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

• AduLeT Workshop 2 – Build the Community

No dia 22 de junho de 2018, realizou-se o workshop II em que estiveram presentes 18 professores das 5 escolas do IPB (2 horas). O workshop foi amplamente divulgado / promovido a todos os professores do IPB. Uma vez que diversas tarefas profissionais impediram que outros colegas estivessem presentes, foi feita uma sessão de disseminação mais breve no dia 27/06/2018 para mais 10 docentes (1 hora).