Critérios para integração como membro do CITED

Para solicitar integração como membro do CIEB (a designar na avaliação em curso CITED - Centro de Investigação Transdisciplinar em Educação e Desenvolvimento (Transdisciplinary Research Center in Education and Development)), o investigador deverá verificar se a sua situação cumpre os critérios expressos no artigo 5.º do Regulamento do Centro de Investigação em Educação Básica (https://cieb.ese.ipb.pt/legislacao). Posteriormente, deve enviar o seu Ciência Vitae atualizado considerando os critérios definidos de acordo com os critérios, atendendo aos critérios apresentados na tabela que se segue, e submetê-lo enviá-lo para análise para cieb@ipb.pt. Se a proposta for considerada favorável por dois membros do CIEB será apresentada ao Conselho Científico para aprovação.

Download do modelo de formulário dos critérios para a integração

    • CIEB Summer School

      Realizou-se nos dias 11 e 12 de julho a CIEB Summer School’22 dedicada à Exploração de Ferramentas de apoio à Investigação em Educação.

    • CIEB SummerSchool

      O CIEB irá realizar a CIEB SummerSchool, dedicada às Ferramentas de Apoio à Investigação em Educação que irá decorrer nos dias 11 e 12 de julho de 2022 na Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança.

    • 6.ª edição do INCTE

      Decorreu no dia 6 e 7 de maio a 6.ª edição do INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, que tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios que se colocam à Educação e à Formação de Professores.

    • Encontro CIÊNCIA 2022

      O CIEB participou no Encontro CIÊNCIA 2022, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de maio, na sessão temática Educação de Qualidade III onde foram apresentados duas comunicações: A comunicação "Promoção do sucesso escolar através da reconfiguração das práticas educativas dos docentes", foi apresentada pela Prof. Cristina Mesquita, coordenadora do do CIEB e Coordenadora do Projeto e a comunicação "Formação de professores do ensino superior para a inclusão de alunos com incapacidades intelectuais"foi apresentada por Luís Castanheira, membro integrado do CIEB

    • Professores do CIEB – IPB Luís Castanheira, Paula Vaz, Ilda Freire e Miguel Monteiro participaram num Curso realizado na Universidade de Calábria Itália

      O Centro de Investigação em Educação Básica do Instituto Politécnico de Bragança é um dos parceiros do Projeto Erasmus + TUT4IND – Training University Teachers for the Inclusion of People with Intellectual Disabilities – Project n. 2019-1-ES01-KA203-065823. Para o seu desenvolvimento foi criado um Consórcio que integra cinco universidades europeias de diversas origens culturais e ampla cobertura geográfica (Universidad de Burgos, (Espanha) Universita Della Calabria (Itália) Universitat de Valencia (Espanha) Universita Degli Studi Di Urbino Carlo Bo (Itália) e Instituto Politécnico de Bragança. Colaboram ainda duas Associações comprometidas com o apoio a pessoas com deficiência intelectual Fondacija Hiljadu Zelja (Sérvia) Fundación Aspanias Burgos, (Espanha), um Instituto de Pesquisa focado no desenho, implementação e avaliação de políticas de educação social (Uc Limburg, Bélgica) e uma instituição com larga experiência no desenvolvimento de ambientes virtuais para diferentes finalidades, incluindo educação, saúde e inclusão social (Centro Regional de Serviços Avanzados, SA, Espanha). Os grupos-alvo envolvidos neste projeto são universidades, associações e ONG, investigadores e professores do ensino superior.

    • Encontro CIÊNCIA 2021

      O CIEB participou no Encontro CIÊNCIA 2021, que decorreu nos dias 28, 29 e 30 de julho, na sessão temática Educação e Competências Digitais I, onde foram apresentados os resultados do Projeto “Crenças, Saberes e Práticas dos Professores". A Comunicação Investigar as perspetivas dos professores e das lideranças escolares: agir sobre a prática letiva, foi apresentada pela Prof. Cristina Martins, membro integrado do CIEB e Coordenadora do Projeto.

    • Segunda reunião Transnacional do Projeto TELESPA

      No passado dia 2 e 3 de maio realizou-se na Escola Superior de Educação Bragança (ESEB), Portugal a SECOND TRANSNATIONAL MEETING do projeto: Teaching Learning Spaces Competence from Early Childhood Education (TELESPA), sob a coordenação da Prof. Doutora Cristina Mesquita e colaboração da Prof. Doutora Maria José Rodrigues e Prof. Doutora Catarina Vasques, docentes da ESEB e membros integrados do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB).

    • Reunião para a criação de uma rede Internacional de Investigação em Educação Básica

      Decorreu no passado dia 02 de maio, na Escola Superior de Educação de Bragança, uma reunião, promovida pelo Centro de Investigação em Educação Básica, com investigadores de universidades e centros de investigação internacionais, com o objetivo de lançar as fundações para a criação de uma Rede Internacional de Educação Básica. Foram acordados entre os membros os seguintes objetivos: partilha de informação entre os parceiros, criação de investigação internacional colaborativa, com impacto nas políticas Nacionais e Europeias.

    • Curso de formação “Temas Atuais de Educação, Investigação e Currículo"

      No âmbito do Protocolo de Colaboração entre o Instituto Politécnico de Bragança e a Universidade Piaget Moçambique, encontra-se a decorrer, do dia 16 de abril até ao dia 04 de maio, o curso de formação “Temas Atuais de Educação, Investigação e Currículo” para doutorandos do Programa de Doutoramento em Ciências da Educação, área de Especialização em Currículo e Inovação da UniPiget Moçambique.

    • Prática Supervisionada e Construção do Conhecimento Profissional

      Os sete capítulos que compõem este livro debruçam-se sobre os processos de supervisão e o desenvolvimento da capacidade crítica dos formandos, nas perceções e refl exões destes nos espaços e tempos de prática de ensino supervisionada e como elas se vertem no processo de construção do conhecimento profi ssional. Incorporam alguns estudos empíricos que visam saber, nomeadamente, como os diferentes atores (formandos, supervisores institucionais, orientadores cooperantes) percepcionam as práticas de supervisão, em que sentido mudaram as práticas de formação dos profi ssionais, como os formandos desenvolvem a sua refl exividade, que papéis estão reservados aos supervisores institucionais e aos orientadores cooperantes no processo de formação prática, que elementos estão presentes na regulação da supervisão, em que dimensões e como se pode melhorar o processo de supervisão com vista a apoiar os futuros professores a desenvolverem o conhecimento profi ssional específico.

    • Reunião do Conselho Consultivo / Eleição dos representantes dos agrupamentos para o Conselho Consultivo do CIEB

      No dia 19 de setembro reuniram nas instalações da Escola Superior de Educação a coordenação do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), o Diretor António Francisco Ribeiro Alves da Escola Superior de Educação e a Subdiretora Cristina Martins, com os Diretores dos Agrupamentos de Escolas do Distrito de Bragança. O propósito do encontro foi a apresentação do Centro de Investigação em Educação Básica e o estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de ações conjuntas. Foi também objetivo da ação a eleição dos representantes dos agrupamentos para o Conselho Consultivo do CIEB.
      No decurso da reunião foram apresentadas propostas de ação e discutidas as formas de as operacionalizar. Foram eleitos para representar os diretores dos agrupamentos de escolas dois diretores: António Santos do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro (pela zona Bragança Norte) e Fernando Almeida, Diretor do Agrupamento de Escolas de Vila Flor (pela zona Douro e Tua).

    • Visita à Faculdade de Ciências da Educação do campus de Ourense

      Uma delegação do Centro de Investigação em Educação Básica do Instituto Politécnico de Bragança visitou, no dia 21 de setembro, a Faculdade de Ciências da Educação do campus de Ourense com o objetivo de estreitar a colaboração entre as duas entidades. A reunião contou com a presença da Decana da Faculdade de Ciências da Educação de Ourense, Mar García e de docentes e investigadores. Do CIEB participaram a coordenadora do centro Cristina Mesquita e os membros Maria José Rodrigues e Mário Cardoso.


      Durante a reunião, membros de ambos os centros definiram linhas de investigação e projetos nos quais participam atualmente. "Nosso desejo é abrir avenidas de colaboração em questões como o intercâmbio de alunos e professores e a participação em projetos em andamento ou projetos futuros que possamos realizar", disse Mar García ao final do encontro. Enfatizando o fruto do encontro, Cristina Mesquita apontou, além dos aspetos mencionados, o interesse de seu centro participar do programa de doutoramento ministrado pela faculdade de Ourense. "Escolhemos aproximar-nos desta faculdade não só pela proximidade geográfica, mas também porque trabalhamos nas mesmas áreas, relacionada com educação básica (pré-escolar e primária) e a educação social", comentou a coordenadora Cristina Mesquita. As questões abordadas, disseram os responsáveis pelas duas entidades, operacionalizar-se-ão num acordo de colaboração específico.

    • Projeto INTEGRA(-TE) – Ilha da Educação & Empreendedorismo

      No ano letivo de 2017/2018, o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB), em colaboração com a Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), têm vindo a levar a cabo a segunda edição do projeto INTEGRA(-TE) - “Rotas Científicas para uma Integração Intercultural”, financiado ao abrigo do programa “Integra”, pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva.

    • Encontro Ciência 2018

      O CIEB esteve representado na Encontro Ciência'18. Ciência 2018 foi mais uma edição do encontro anual dos investigadores portugueses.
      Destina-se a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica para além do universo da investigação. Por isso, este encontro tem como principal objetivo estimular não só a participação como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.
      O Encontro Ciência 2018 foi promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia em colaboração com a Agência Nacional de Cultura Científica e Tecnológica Ciência Viva e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, tendo o apoio institucional do Governo através do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

    • AduLeT Workshop 2 – Build the Community

      No dia 22 de junho de 2018, realizou-se o workshop II em que estiveram presentes 18 professores das 5 escolas do IPB (2 horas). O workshop foi amplamente divulgado / promovido a todos os professores do IPB. Uma vez que diversas tarefas profissionais impediram que outros colegas estivessem presentes, foi feita uma sessão de disseminação mais breve no dia 27/06/2018 para mais 10 docentes (1 hora).