Eventos do CIEB

• Webinar "PODER INSTITUINTE DA ESCOLA E DESAFIOS DA NOVA EDUCACÃO"

No âmbito dos CIEBinares em curso, o Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) promove no dia 30 de setembro de 2022 pelas 15h00, um webinar intitulado "PODER INSTITUINTE DA ESCOLA E DESAFIOS DA NOVA EDUCACÃO" proferido pelo Prof. Joaquim Machado.
    • Tendarmada'2022

tendArmada foi um evento de índole artística que nasceu em 2011 no seio da unidade curricular de Gestão de Projetos do curso de Animação e Produção Artística da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Desde o ano de 2020, o evento vem passando por um processo de mudança, dando resposta a novas realidades vividas pela sociedade fruto da situação pandémica que atravessámos. Neste sentido, foi planeada a décima segunda edição do evento tendArmada 2022 reloaded again, com o tema “cultura como (trans)Formação”.
    • Encontro CIÊNCIA 2022

O CIEB participou no Encontro CIÊNCIA 2022, que decorreu nos dias 16, 17 e 18 de maio, na sessão temática Educação de Qualidade III onde foram apresentados duas comunicações: A comunicação "Promoção do sucesso escolar através da reconfiguração das práticas educativas dos docentes", foi apresentada pela Prof. Cristina Mesquita, coordenadora do do CIEB e Coordenadora do Projeto e a comunicação "Formação de professores do ensino superior para a inclusão de alunos com incapacidades intelectuais"foi apresentada por Luís Castanheira, membro integrado do CIEB.
    • 6.ª edição do INCTE

Decorreu no dia 6 e 7 de maio a 6.ª edição do INCTE, Encontro Internacional de Formação na Docência, que tem vindo a mobilizar a comunidade científica e profissional para dar respostas adequadas aos sucessivos desafios que se colocam à Educação e à Formação de Professores. O INCTE’22 como Encontro com afirmação nacional e internacional, decorreu em formato presencial e online contou com 152 submissões, das quais 133 foram apresentadas, distribuídas por 4 sessões paralelas. Estas submissões foram feitas por investigadores de diferentes países: Brasil, Cabo Verde, Itália, Cazaquistão, Moçambique, Polónia, Portugal, São Tomé e Príncipe, Espanha, Turquia. Estavam inscritos 187 participantes, 94 para participação online e 93 para participação presencial. Houve também 29 inscrições de educadores e professores que na formação contínua do INCTE.
    • Webinar “Educação em contexto de incerteza”

O Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) promove no dia 18 de Dezembro de 2020, pelas 15h00, um webinar intitulado “Educação em contexto de incerteza” pelo Professora Doutora Ana Paula Laborinho (Diretora da representação em Portugal da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura).
    • Webinar

O propósito deste webinar foi apresentar e discutir algumas questões críticas relacionadas com a avaliação pedagógica. Assim, discutem-se questões relacionadas com a natureza e fundamentos da avaliação como domínio do conhecimento daí inferindo implicações para a área prática ou aplicada da avaliação pedagógica; questões decorrentes dos desenvolvimentos ao nível do conhecimento produzido nas últimas décadas e que, por exemplo, clarificam conceitos estruturantes fundamentais e essenciais para a transformação e melhoria das práticas pedagógicas; e questões relacionadas com as necessidades de investigação neste domínio, com uma breve discussão acerca de possíveis abordagens de investigação a privilegiar.
    • Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)

O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) tem, para a sua quarta edição, seis objectivos que exigem aos seus participantes paixão, crítica racional e criatividade. A paixão dá o ânimo para a persistência na procura teórica e metodológica das melhores questões e das melhores respostas aos problemas. A crítica racional permite-nos o escrutínio apurado de todo o conhecimento e dos métodos utilizados. A criatividade leva-nos a colocar questões inesperadas e a percorrer caminhos diferentes.
    • I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem a honra de anunciar o I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2018) que decorrerá na Escola Superior de Educação de Bragança, nos dias 19 e 20 de outubro de 2018. O LUSOCONF2018 pretende ser um espaço de ampla discussão de temáticas em diversas áreas relevantes no âmbito da lusofonia.
    • Escola de Verão CIEB’18

A Escola de Verão CIEB’18, com o tema: Publicação, estudos e projetos: desafios aos investigadores, irá decorrer nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
    • III INCTE 2018

O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) está a afirmar-se como evento científico nacional e internacional de referência. O INCTE tem conseguido preservar o valor da racionalidade crítica e as preocupações fundamentais da Educação (e.g.; Ensino, Pedagogia; Aprendizagem, Desenvolvimento).
    • II EPITIC

O II Encontro Professores Inovadores com TIC pretende reunir um conjunto de professores pró-ativos interessados na mudança de práticas pedagógicas integrando as tecnologias digitais emergentes, nos processos de educação e aprendizagem escolar e extraescolar.
    • Morpheus

O lançamento do livro MORPHEUS, escrito e ilustrado por Ana Pereira e Elza Mesquita, decorreu no dia 17 de março de 2018, pelas 10:00, no auditório da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança.