Eventos do CIEB

• Webinar “Educação em contexto de incerteza”

O Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) promove no dia 18 de Dezembro de 2020, pelas 15h00, um webinar intitulado “Educação em contexto de incerteza” pelo Professora Doutora Ana Paula Laborinho (Diretora da representação em Portugal da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura).
    • Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação

O propósito deste webinar foi apresentar e discutir algumas questões críticas relacionadas com a avaliação pedagógica. Assim, discutem-se questões relacionadas com a natureza e fundamentos da avaliação como domínio do conhecimento daí inferindo implicações para a área prática ou aplicada da avaliação pedagógica; questões decorrentes dos desenvolvimentos ao nível do conhecimento produzido nas últimas décadas e que, por exemplo, clarificam conceitos estruturantes fundamentais e essenciais para a transformação e melhoria das práticas pedagógicas; e questões relacionadas com as necessidades de investigação neste domínio, com uma breve discussão acerca de possíveis abordagens de investigação a privilegiar.
    • Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)

O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) tem, para a sua quarta edição, seis objectivos que exigem aos seus participantes paixão, crítica racional e criatividade. A paixão dá o ânimo para a persistência na procura teórica e metodológica das melhores questões e das melhores respostas aos problemas. A crítica racional permite-nos o escrutínio apurado de todo o conhecimento e dos métodos utilizados. A criatividade leva-nos a colocar questões inesperadas e a percorrer caminhos diferentes.
    • I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem a honra de anunciar o I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2018) que decorrerá na Escola Superior de Educação de Bragança, nos dias 19 e 20 de outubro de 2018. O LUSOCONF2018 pretende ser um espaço de ampla discussão de temáticas em diversas áreas relevantes no âmbito da lusofonia.
    • Escola de Verão CIEB’18

A Escola de Verão CIEB’18, com o tema: Publicação, estudos e projetos: desafios aos investigadores, irá decorrer nos dias 10, 11 e 12 de julho, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança.
    • III INCTE 2018

O Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE) está a afirmar-se como evento científico nacional e internacional de referência. O INCTE tem conseguido preservar o valor da racionalidade crítica e as preocupações fundamentais da Educação (e.g.; Ensino, Pedagogia; Aprendizagem, Desenvolvimento).
    • II EPITIC

O II Encontro Professores Inovadores com TIC pretende reunir um conjunto de professores pró-ativos interessados na mudança de práticas pedagógicas integrando as tecnologias digitais emergentes, nos processos de educação e aprendizagem escolar e extraescolar.
    • Lançamento do livro MORPHEUS

O lançamento do livro MORPHEUS, escrito e ilustrado por Ana Pereira e Elza Mesquita, decorreu no dia 17 de março de 2018, pelas 10:00, no auditório da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Bragança.