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Domingos Fernandes

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Escola de Sociologia e Políticas Públicas

 

Webinar “Questões Críticas no Domínio da Avaliação Pedagógica: Fundamentos, Práticas e Investigação” pelo Professor Doutor Domingos Fernandes (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Escola de Sociologia e Políticas Públicas), realizado no passado dia 6 de Novembro de 2020. Este webinar contou com 280 participantes.

O propósito deste webinar foi apresentar e discutir algumas questões críticas relacionadas com a avaliação pedagógica. Assim, discutiram-se questões relacionadas com a natureza e fundamentos da avaliação como domínio do conhecimento daí inferindo implicações para a área prática ou aplicada da avaliação pedagógica; questões decorrentes dos desenvolvimentos ao nível do conhecimento produzido nas últimas décadas e que, por exemplo, clarificam conceitos estruturantes fundamentais e essenciais para a transformação e melhoria das práticas pedagógicas; e questões relacionadas com as necessidades de investigação neste domínio, com uma breve discussão acerca de possíveis abordagens de investigação a privilegiar.

Domingos Fernandes

Professor Catedrático

Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE

Domingos Fernandes é Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE e investigador integrado da Unidade de Investigação & Desenvolvimento em Educação e Formação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Tem sido coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento em Educação na especialidade de Avaliação em Educação. Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Teoria da Avaliação, a Avaliação de Projetos e Programas, a Avaliação de Políticas Públicas de Educação, a Avaliação das (e para as) Aprendizagens, a Formação de Professores e as Políticas Curriculares.

Tem sido professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará(UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia. Tem igualmente sido investigador principal e coordenador de vários projetos de investigação e de avaliação, nacionais e internacionais, financiados no âmbito de concursos públicos, abertos e competitivos. É autor de cerca de 200 publicações. O seu último trabalho intitula-se Para um Enquadramento Teórico da Avaliação Formativa e da Avaliação Sumativa das Aprendizagens Escolares e foi publicado no Brasil, em 2019, num livro de que também foi organizador intitulado Avaliar para Aprender no Brasil e em Portugal: Perspetivas Teóricas, Práticas e de Desenvolvimento. É coordenador nacional do Projeto MAIA - Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica.