Projeto
Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities project
- Coordenadora do Projeto no IPB: Evangelina Bonifácio / Membros da equipa: Luís Castanheira e Elisabete Silva / Entidade Coordenadora: Universidade de Burgos, Espanha
- Início : 01-09-2019 - Fim : 31-08-2022
O Projeto Training University Teachers for the inclusion of people with intellectual disabilities (TUT4IND) é um projeto Erasmus+ com 36 meses de duração (2019-2022). Para o desenvolvimento do projeto partiu da criação de um Consórcio que integra cinco universidades de diversas origens culturais e ampla cobertura geográfica (Universidad De Burgos, Espanha, Universita Della Calabria, Itália, Universitat De Valencia, Espanha, Instituto Politécnico De Bragança, Portugal, Universita 'Degli Studi Di Urbino Carlo Bo, Itália); duas Associações comprometidas com o apoio a pessoas com deficiência intelectual Fondacija Hiljadu Zelja, Sérvia, Fundación Aspanias Burgos, Espanha); um Instituto de Pesquisa focado no desenho, implementação e avaliação de políticas de educação social (Uc Limburg, Bélgica); e uma PME com larga experiência no desenvolvimento de ambientes virtuais para diferentes finalidades, incluindo educação, saúde e inclusão social (Centro Regional de Serviços Avanzados, SA, Espanha). Os grupos-alvo envolvidos neste projeto são universidades, associações e ONGs, investigadores e professores de nível superior. O Projeto TUT4IND tem como objetivo promover a criação de cursos de ensino superior voltados para a formação de professores universitários na integração de alunos com deficiência intelectual, contribuindo para a construção de sistemas de ensino superior inclusivos. Para tal propõe-se desenvolver um curso piloto destinado a professores de nível superior, que lhes permita desenvolver competências relacionadas com as deficiências intelectuais nos processos de aprendizagem, usando uma abordagem transversal e abrangente, incluindo ferramentas tecnológicas e psicopedagógicas, bem como recursos organizacionais e de comunicação. Pretende-se capacitar os professores do ensino superior com um conjunto de competências que favoreçam a inclusão educacional de pessoas com deficiência intelectual no de ensino superior, em graus universitários oficiais, ou em programas específicos. Para esse fim, o Currículo do Curso Piloto, compreenderá uma ampla gama de disciplinas, metodologias e recursos transversais para a adaptação de currículos oficiais e aa criação de materiais de ensino atendendo às especificidades e necessidades das pessoas com deficiência intelectual, incluindo estágios práticos. Através do curso piloto e de sua virtualização, bem como de um Guia de implementação o projeto visa promover e aumentar a participação de pessoas com deficiência intelectual em cursos das instituições de ensino superior que, hoje em dia, é limitada em muitos países europeus, promovendo uma inclusão e abertura efetivas, além do alargamento das possibilidades da integração destas pessoas ao mercado de trabalho. Pelas suas características o consórcio garantirá a cooperação transnacional necessária para o desenvolvimento deste projeto bem como o intercâmbio de melhores políticas na formação de professores do ensino superior.
- Referência : 2019-1-ES01-KA203-065823
-
Financiamento
: IPB: 29 987,00 € ( Financiamento global: 339 881,00 € ) / Comissão Europeia, ERASMUS+