Projeto
Promover a Leitura e a Escrita
- Carlos Teixeira e Paula Vaz
- Início : 05-09-2018 - Fim : 2021
- Referência : NORTE-08-5266-FSE-000160
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Financiamento
: 56.000 €
O projeto Promover a Leitura e a Escrita enquadra-se no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar nos diversos agrupamentos escolares da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM).Trata-se de um projeto de capacitação dos educadores e professores com vista à melhoria das práticas educativas de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita com crianças em início da aprendizagem formal, promovendo o desenvolvimento de competências de leitura e escrita dessas crianças, com consequências no seu sucesso escolar. Os grandes objetivos do Projeto prendem-se com o desenvolvimento de competências profissionais que permitam aos educadores e aos professores envolvidos uma mais eficaz prática com vista à aprendizagem das duas competências referidas. Assim, pretende-se que os profissionais, no final deste projeto, sejam capazes de: (i) desenvolver uma ação pedagógica diferenciada, nomeadamente no âmbito das competências de leitura e escrita, capaz de promover o sucesso educativo; (ii) detetar precocemente problemas de leitura e escrita e intervir com eficácia nestes problemas; (iii) conceber e realizar ações promotoras do desenvolvimento de competências de leitura e escrita, com recurso a suportes analógicos e digitais; (iv) desenvolver ações fundamentadas, em trabalho colaborativo, de articulação das competências de leitura e escrita com o desenvolvimento holístico da criança; (v) refletir acerca dos processos pedagógicos desenvolvidos, manifestando abertura à inovação e à mudança de práticas, numa perspetiva de desenvolvimento profissional.
O projeto desenvolver-se-á em três fases:
(1) Avaliação das competências de leitura de crianças (a frequentar o último ano da educação pré-escolar) e de alunos (do 1.º ciclo do ensino básico) dos agrupamentos de escolas dos concelhos de Bragança da CIM-TTM;
(2) realização de ações pedagógicas promotoras da aquisição e desenvolvimento de competências de leitura e escrita;
(3) Avaliação e divulgação dos resultados obtidos.