Projeto
Para Avaliar e Responder às Dificuldades de Aprendizagem na Leitura (PARDAL)
- Fernanda Leal (Agrupamento de Escolas); Ana Paula Loução Martins(CIEd-Universidade do Minho); Paula Vaz (CIEB-IPB)
- Início : 2 de novembro de 2020 - Fim : 31 de julho de 2025
O Projeto PARDAL surge da necessidade de identificar e apoiar precocemente alunos(as) em risco na aprendizagem da leitura e que se encontram numa fase inicial da aprendizagem formal da leitura e da escrita. Surge, portanto, com a finalidade de detetar precocemente alunos(as) em risco na aprendizagem da leitura e de apresentarem dificuldades de aprendizagem específicas na leitura (Dislexia) e de, também precocemente, responder a essas dificuldades com um ação direcionada, sistemática, intensa e baseada na evidência científica. Simultaneamente, a sua finalidade estende-se no sentido de promover as competências leitoras de Todos os(as) alunos(as). Tudo isto, envolvendo os professores (professores do ensino regular, titulares de turma e de apoio, e professores de educação especial), técnicos e famílias e no contexto de uma escola inclusiva, que pressupõe melhores aprendizagens para todos e se quer munida com estratégias e recursos de avaliação e de monitorização do ensino e das aprendizagens, recursos estes que, no quadro da sua autonomia, a escola pode construir tal como pode flexibilizar as respostas educativas em função das necessidades identificadas e dos recursos disponíveis.
-
Financiamento
: Sem financiamento